Professor e engenheiro compartilham paixão pela viola

“Revoredo” traz homenagem aos violeiros Enúbio Queiroz e Luciano Goulart Morais

 18/04/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 22/04/2019 as 11:32
Por

O programa Revoredo desta quinta-feira  (18)  faz homenagem ao trabalho do violeiro, compositor e professor de viola caipira, Enúbio Queiroz (foto), e do músico  e engenheiro Luciano Goulart de Morais.

Queiroz cresceu na roça e trabalhou em lavouras com o pai. Começou a tocar profissionalmente ainda jovem, acompanhando conjuntos de forró pelo interior de Minas Gerais. Entre as décadas de 1980 e 1984, fundou, com João Roberto Costa, a dupla sertaneja Economista & Contador.  Diferente do professor de viola caipira, Morais traz uma versão urbana do violeiro tradicional. O engenheiro, que compõe e produz projetos autorais em seu estúdio particular, divulga seu trabalho em canal do Youtube.

A seleção musical apresenta obras como Viola de 80 baixos, Raízes Paraguaias, Visões do Nordeste, Golden Country Viola, Minueto em Sol Maior de Beethoven e Menino da Porteira, de Tedyy Vieira e Luizinho, executadas pela viola de Queiroz; além do CD  BrazMusic, composto por Morais.

Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Vai ao ar às quinta-feiras, a partir das 17 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e pela Rádio USP São Paulo, em 93,7 MHz. Reprise aos sábados às 8h nas duas emissoras.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.