“Manhã com Bach” traz análises do primeiro biógrafo do compositor

Programa começa a comemorar o aniversário de Johann Sebastian Bach, que nasceu em 21 de março de 1685

 02/03/2019 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

O fundador da família Bach foi o luterano Veit Bach, que em meados do século 16 teria saído da Hungria, fugindo das guerras religiosas da época, e se instalado na cidade de Wechmar, na Turíngia, no leste da Alemanha. Ele era moleiro e padeiro. Nas horas vagas, tocava um instrumento de cordas, uma cítara, e esse foi o início da família Bach de músicos, que durante seis gerações formou compositores de grande talento – entre eles, Johann Sebastian Bach (1685-1750).

Essas são algumas informações publicadas no livro Über Johann Sebastian Bachs Leben, Kunst und Kunstwerke (“Sobre a vida, arte e obra de Johann Sebastian Bach”), publicado em 1802 pelo musicólogo alemão Johann Nikolaus Forkel (1749-1818), o primeiro biógrafo de Bach.

A obra de Forkel foi destacada no programa Manhã com Bach, transmitido pela Rádio USP (93,7 MHz) nos dias 2 e 3 de março de 2019. O programa também exibiu duas músicas do compositor alemão: a Suíte Inglesa Número 1 em Lá Maior (BWV 806) e a cantata Der Himmel lacht, die Erde jubiliert , “O céu sorri, a terra jubila” (BWV 31).

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Ao longo deste mês de março, Manhã com Bach vai comemorar o aniversário de Johann Sebastian Bach, que nasceu em Eisenach, no leste da Alemanha, no dia 21 de março de 1685 – há exatos 334 anos.

Manhã com Bach vai ao ar sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, pela Rádio USP.

Forkel Bach 1802 Seite A 01.jpg
A primeira edição do livro de Forkel, publicada em Leipzig em 1802 – Foto: Reprodução

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.