A composição feminina na era do rádio é tema de curso

Com 40 vagas e inscrições até 12 de agosto, evento será realizado a partir de 22 de agosto no Centro Maria Antonia da USP

27/07/2022 - Publicado há 2 anos
Banner do curso que será ministrado no Centro Maria Antonia da USP a partir de 22 de agosto – Foto: Reprodução

O Centro Maria Antonia da USP realiza a partir de 22 de agosto o curso A Mulher na Canção. Ministrado pela cantora e compositora Denise Mello, o curso será dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 15 às 17 horas. As inscrições devem ser feitas até 12 de agosto através deste link (clique aqui). Com 40 vagas, o curso custa R$ 150,00 (confira abaixo a programação das aulas).

+ Mais

Livro recupera as esquecidas trajetórias das “rainhas do rádio”

O curso é resultado de uma longa pesquisa sobre a composição feminina no Brasil, que culminou com a publicação do livro A Mulher na Canção: a Composição Feminina na Era do Rádio, lançado este ano, que foi abordado em matéria publicada no Jornal da USP (disponível neste link).

Entre os temas propostos, Denise destaca “a discussão das causas da invisibilidade e do apagamento das compositoras no cenário musical brasileiro”. O público poderá conhecer a história das artistas – cantoras e instrumentistas – abordadas no livro, e a palestrante apresentará trechos de algumas dessas músicas.

Estudantes, professores, servidores públicos, idosos (acima de 60 anos) e aposentados têm desconto de 50% no investimento. A disponibilidade de bolsas integrais deve ser consultada por meio do e-mail cursosma@usp.br. Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Ouça no link abaixo a música Palavra de Pé, de Denise Mello, com interpretação da autora.

A cantora e compositora Denise Mello – Foto: Arquivo Pessoal

Denise Mello é cantora, compositora, violonista, locutora, professora de canto popular e musicalização infantil, pesquisadora e escritora. Psicóloga graduada pela USP, depois de exercer a profissão durante 13 anos passou a se dedicar à gravação de jingles e locuções publicitárias, tornando-se membro do Clube da Voz.

Seu trabalho artístico inclui projetos como o grupo Nós e o Tom – com interpretação de canções de Tom Jobim e parceiros -, além do CD Nada que se Sente é em Vão, que traz canções autorais.

Pós-graduada em Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina (Fasm) em 2017, Denise se dedica à pesquisa de compositoras brasileiras através do projeto A Mulher na Canção, com apresentações musicais, palestras musicadas e lives, projeto que deu origem à publicação do livro A Mulher na Canção, lançado em maio de 2022.

Compositoras em destaque

Confira a seguir a programação completa do curso A Mulher na Canção, que será ministrado de 22 de agosto a 12 de setembro pela cantora e compositora Denise Mello no Centro Maria Antonia da USP.

22 de agosto: A composição feminina: final do século 19/começo do século 20: Chiquinha Gonzaga, Tia Ciata e Maria Firmina dos Reis.

29 de agosto: A época do rádio e as primeiras gravações: Carmen Miranda e as Rainhas do Rádio.

5 de setembro: A época do rádio – compositoras com produção a partir de 1920 e 1930: Carolina Cardoso de Menezes (1916-1999), Lina Pesce (1913-2011), Laura Suarez (1917-1990?), Marília Batista (1917-1990) e Dilú Mello (1911-2000).

12 de setembro: A época do rádio – compositoras com produção a partir de 1940: Aylce Chaves (1919-1993), Linda Rodrigues (1919-1995), Carmen Costa (1920-2007) e Stellinha Egg (1914-1991).

19 de setembro: A época do rádio – compositoras com produção a partir de 1950: Bidú Reis (1920-2011), Dora Lopes (1922-1983), Almira Castilho (1924-2001), Zica Bergami (1913-2011), Dolores Duran (1930-1959) e Maysa (1936-1977).

26 de setembro: Compositoras da bossa nova – Alaíde Costa, Maria Helena de Toledo, Vera Brasil e Sylvinha Telles.

O curso A Mulher na Canção será realizado de 22 de agosto a 26 de setembro, sempre às segundas-feiras, das 15 às 17 horas, no Centro Maria Antonia da USP (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo, próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do Metrô). Preço: R$150,00 (50% de desconto disponível para estudantes, professores e servidores públicos, para pessoas acima de 60 anos e aposentados). Consulte a disponibilidade de bolsas integrais pelo e-mail cursosma@usp.br. As inscrições on-line devem ser feitas até 12 de agosto através deste link (clique aqui). São disponibilizadas 40 vagas. Mais informações: (11) 3123-5202.