“Vídeo nas Aldeias” retrata o dia a dia dos indígenas no Brasil

Documentarista Vincent Carelli leva cinema para aldeias indígenas e produz documentários com os índios

 30/05/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 07/06/2018 as 15:31
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com Vincent Carelli, antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, também criador do projeto Vídeo nas Aldeias, que forma cineastas indígenas.

Carelli se apaixonou pelo povo indígena em plena ditadura militar e, a partir desse momento, começou produzir filmes com os índios. “Filmo o dia a dia e, em alguns momentos, entrego a câmera nas mãos dos indígenas e os deixo filmar”, conta Carelli.

Em dezembro de 2017, Vincent Carelli, recebeu o principal prêmio do Prince Claus Awards, festival de cinema da Holanda, com o filme Martírio, sobre a saga dos índios Guarani Kaiowaa, junto com o designer de mídia e ambientalista chinês, Ma Jun.

Assista ao trailer do filme aqui.

 

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.