Vídeos ilustrativos incentivam o consumo de ciência do esporte

Transmissão de dados durante competições colabora para a aderência no cotidiano do produto científico

 08/02/2019 - Publicado há 5 anos

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Na Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala da importância dos vídeos abstract para a ciência do esporte. O professor conta que, “há um tempo, os artigos científicos eram impressos, depois passaram a ser digitais, e agora têm revistas que estão produzindo vídeos para explicar os trabalhos científicos”.

Santiago lembra que a revista Sports Medicine tem incentivado os autores a fazer vídeos resumindo de forma ilustrativa os principais achados de sua pesquisa. “Imagina que os consumidores já têm o costume de acompanhar nos estádios ou assistirem em gravações.”

Para o professor, o ser humano, assim como o esporte, é muito visual e passar a informação das pesquisas por vídeo acaba aproximando os telespectadores dos trabalhos realizados dentro de laboratórios. “Atualmente, já existem transmissões de informações em tempo real durante os jogos, como características táticas do time; em outros casos, o desempenho e frequência cardíaca de um piloto de Fórmula 1.”

Com a aderência aos vídeos, Santiago acredita que surgirá uma facilidade maior para a divulgação de informações científicas e com ela o consumo também aumentará, “afinal, as pessoas poderão tanto ouvir quanto assistir em seus smartphones os vídeos, de forma enxuta e resumida, e, com o tempo, atrair os leitores para os dados de pesquisas publicados”.

Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.


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