Cineclube de São Carlos exibe filmes neorrealistas italianos

Sessões serão realizadas nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, às 20 horas, e incluem uma produção do Reino Unido

07/02/2019 - Publicado há 5 anos
O clássico Stromboli, de Roberto Rossellini, retrata a situação socioeconômica da Europa no pós-guerra – Foto: Cineclube CDCC

.

Nos sábados de fevereiro (dias 9, 16 e 23), sempre às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos (SP), exibirá três filmes das décadas de 50 e 60. As sessões são gratuitas e as obras escolhidas foram Stromboli, um drama do diretor italiano Roberto Rossellini, Ontem, Hoje e Amanhã, uma comédia de Vittorio De Sica, e Os Amores de Pandora, produzido no Reino Unido por Albert Lewin. A entrada é grátis.

A comédia Ontem, Hoje e Amanhã mostra uma versão divertida do cotidiano italiano – Foto: Cineclube CDCC

As produções cinematográficas de Rosselini e de De Sica têm em comum o fato de serem do período neorrealista italiano no cinema. Naquele momento, o pós-guerra era um elemento de inspiração para a cultura da época, que buscou representar a realidade socioeconômica da população europeia por meio da arte.

Stromboli é um forte exemplo desse movimento. Lançado em 1950, a narrativa é focada na personagem Karin, exilada em um campo de refugiados que se casa com um marinheiro para escapar da situação em que se encontrava, mas enfrenta várias outras dificuldades em se adaptar à vida de casada em uma ilha inóspita.

Os demais filmes também se inserem nesse contexto histórico, mas possuem vieses diferentes. Ontem, Hoje e Amanhã é uma comédia que explora divertidas situações cotidianas da Itália dos anos 1960, enquanto Os Amores de Pandora coloca o mito do Holandês Voador em uma trama novelesca que mescla a realidade com elementos fantásticos.

Os Amores de Pandora é uma produção do Reino Unido, que tem ritmo mais lento e elementos fantásticos – Foto: Cineclube CDCC

José Braz, responsável pelas atividades do Cineclube de São Carlos, afirma que filmes clássicos como esses – com temas e nacionalidades diversas – são escolhidos buscando atender ao público que frequenta o espaço. “O Cineclube tem a função de divulgar o cinema de forma aprofundada. Queremos que o público assista e reflita sobre o que viu, e que a ida ao cinema não seja somente um passatempo.”

As sessões do Cineclube serão realizadas nos dias 9, 16 e 23 de fevereiro, sempre às 20 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP (Rua Nove de Julho, 1.227, centro, em São Carlos). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas no site do CDCC.