E-Noé, a tecnologia que alerta sobre o risco de enchentes

Sistema desenvolvido em São Carlos detecta nível de poluição de rios, além de contar com aplicativo para avisar população sobre eventuais riscos

17/01/2019 - Publicado há 5 anos

Janeiro é um dos meses mais críticos, quando acontecem enchentes e alagamentos em diversos municípios brasileiros. Ter a tecnologia como aliada na gestão de riscos já é uma realidade desenvolvida no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Liderada pelo professor Jó Ueyama, do ICMC, com colaboração de João Porto de Albuquerque, da University of Warwick (Inglaterra), Alexandre Delbem, do ICMC, e dos alunos Sidgley Camargo de Andrade, doutorando no ICMC, Thiago Aparecido Gonçalves da Costa e Lucas Augusto Vieira Brito, mestrandos no instituto, a pesquisa resultou em um sistema que não apenas detecta enchentes e o nível de poluição de rios, como pode avisar a população, via aplicativo de celular, sobre os eventuais riscos.

O sistema é chamado e-Noé e funciona por meio de uma rede de sensores sem fio.

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai) apoia este trabalho, que é aprimorado com os dados disponíveis nas redes sociais por meio de postagens dos usuários no Twitter.

Assista ao vídeo e veja como funciona:
.

Raquel Vieira/Comunicação Cemeai