Violeiro paranaense faz apresentações desde seus 16 anos

Músicas de Denchuski são compostas a partir de experiências pessoais, além disso também é produtor cultural

 13/12/2018 - Publicado há 5 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Revoredo desta semana traz o projeto Viola de Arame Paranaense, trabalho do violeiro Ricardo Denchuski. Músico e multi-instrumentista, Denchuski é natural de Maringá e desde os 16 anos de idade participa de diversos shows pelo Paraná, pelo país e até no exterior.

O violeiro compõe suas músicas a partir de experiências pessoais, ele também compõe trilhas para cinema e para peças de teatro. Em 1999, Denchuski criou o grupo Viola de Arame Paranaense. Já em 2009, junto com o grupo, representou o Paraná no Encontro Sul Brasileiro de cultura Raiz em Florianópolis, Santa Catarina.

Ricardo Denchuski – Foto: arte Moisés Dorado sobre foto / Divulgação / Ricardo Denchuski / Site

Os músicos participantes do grupo Viola de Arame Paranaense são: Ricardo Denchuskia  (viola caipira, percussão, violão, baixo e voz); Léo Moraes (viola caipira, violão e percussão); Daniel Souza (viola caipira); Felipe Viana (violino e rabeca); Jaci (acordeon); Luciano Veronese ( arranjos e flauta transversal); William Fischer (bateria).

As músicas apresentadas foram, Folia Menino; Eta Viola!; Galpão da Vila; De Volta Pro Paraná; Peão Velho; Minha Santinha; Pagodão Ligeiro; Violeiro Humano; Paranapanema; Canta Itaipu; Coração Ribeirinho; Sem Itinerário; Serra do Mar; Violeiro Cantador; Força Bruta; Valeu a Pena.

O Revoredo é produzido e apresentado pelo maestro José Gustavo Julião de Camargo, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com trabalhos técnicos de Luiz Antônio Fontana.

Ouça acima na íntegra o programa Revoredo.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.