Avanço da internet colabora para evolução da ciência do esporte

Procura por informações faz com que clubes se aproximem das universidades e os pesquisadores dos materiais práticos

09/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre as mudanças que estão acontecendo no cenário científico, principalmente na área esportiva. O professor conta que  essas mudanças são benéficas, “afinal, durante anos havia uma enorme dificuldade de pesquisadores se aproximarem da parte prática do esporte e coletar dados que depois poderiam voltar para melhorar o desempenho esportivo de equipes de alto rendimento”.

Santiago conta que, devido a “uma melhor informação trazida pela internet, principalmente pelos meios de divulgação, a pesquisa científica e o conhecimento para o desenvolvimento de novas técnicas para treinamento ou para intervenção no esporte ficaram cada vez mais acessíveis, e isso virou até mesmo uma estratégia de marketing para algumas equipes esportivas”.

O professor lembra que no passado eram os pesquisadores que procuravam pelos clubes para obter informações. “Atualmente, são os clubes que estão indo até as universidades e aos pesquisadores, tudo para consumir as pesquisas científicas e com isso melhorar o desempenho da equipe. Um exemplo básico é a utilização de equipamentos para o monitoramento dos atletas, como os sistemas inerciais, GPS ou até mesmo os sistemas de vídeo.”

Ouça na íntegra a coluna Ciência e Esporte.