A importância de estimular os cinco sentidos

Parar cinco minutos durante o dia para prestar atenção no que acontece ao nosso redor pode aumentar o estímulo dos cinco sentidos

 31/10/2018 - Publicado há 5 anos

 

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre a importância de estimular os cinco sentidos: olfato, paladar, visão, audição e tato. Segundo Rocha, os cinco sentidos nos ajudam a ficar alertas sobre as questões que estão acontecendo no ambiente e a tomar decisões rápidas para nossa proteção e integridade.

O professor faz um convite: “Que nos desliguemos um pouco das atividades diárias, cinco minutos, talvez no banco da praça, no fim de semana na beira da praia, no alto da montanha ou mesmo no conforto da poltrona da sala. Vamos esquecer as obrigações que vão nos ocupar nas próximas horas e estimular os cinco sentidos, observando os estímulos que chegam pela audição, olfato, paladar, tato e pela nossa visão”.

Rocha diz que dessa forma os sentidos percebem melhor o que está acontecendo ao nosso redor. Segundo ele, essa percepção pode nos dar condições para tomar melhores decisões no cotidiano. Ouça acima, na íntegra, a coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.