Relatório da Comissão Nacional da Verdade será lançado em espanhol

A versão do documento sobre a ditadura militar brasileira será lançada em evento na USP, dia 23 de outubro

19/10/2018 - Publicado há 6 anos
Os membros da Comissão Nacional da Verdade José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti, Maria Rita Kehl, Pedro Dallari, Paulo Sérgio Pinheiro e Rosa Cardoso entregam o relatório à presidente Dilma Rousseff, em cerimônia realizada em 10 de dezembro de 2014 no Palácio do Planalto – Foto: Fabrício Faria/CNV

Em dezembro de 2014, foi entregue à então presidente da República, Dilma Rousseff, o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), documento de referência para o conhecimento e os estudos relacionados à ditadura militar brasileira. No próximo dia 23 de outubro, a USP sediará o evento de lançamento da versão em espanhol do relatório.

O professor da USP Pedro Dallari coordenou os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

A Universidade de Salamanca, por meio de seu Centro de Estudos Brasileiros, foi responsável pela tradução para o espanhol de partes do relatório da CNV. O resultado desse trabalho foi publicado recentemente pela editora da instituição. O livro está disponível em formato eletrônico (de acesso livre e gratuito) e também na forma impressa (em dois volumes).

Estarão na cerimônia o ex-reitor da Universidade de Salamanca, Ignacio Berdugo, atual diretor do Centro de Estudos Brasileiros, além de membros da comissão e pesquisadores que assessoraram os trabalhos da CNV.

A Comissão Nacional da Verdade foi instalada em maio de 2012 e trabalhou durante dois anos e meio no exame e esclarecimento das violações aos direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988. Parte do trabalho de elaboração do relatório ocorreu no âmbito do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, dirigido à época pelo professor Pedro Dallari, que foi relator e coordenador no período final de funcionamento da CNV.

Capa da versão em espanhol do relatório da CNV – Foto: Divulgação/Ediciones Universidad Salamanca

A comissão foi integrada por sete conselheiros, por designação presidencial. Compuseram-na durante todo o seu período de funcionamento – de 16 de maio de 2012 a 16 de dezembro de 2014 – os conselheiros José Carlos Dias, José Paulo Cavalcanti Filho, Maria Rita Kehl, Paulo Sérgio Pinheiro e Rosa Maria Cardoso da Cunha. Foram designados para a composição inicial, mas se desligaram antes da conclusão dos trabalhos, os conselheiros Claudio Lemos Fonteles (renunciou em 2 de setembro de 2013) e Gilson Langaro Dipp (pediu afastamento, por razão de saúde, em 9 de abril de 2013). O conselheiro Pedro Dallari foi nomeado em 3 de setembro de 2013, tendo permanecido até o final.

O evento de lançamento da versão em espanhol do relatório da Comissão Nacional da Verdade será realizado a partir das 17 horas, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessas 4 e 5, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Com informações do IRI e do portal da Comissão Nacional da Verdade