Crianças e jovens estão cada vez mais dependentes da internet

Para João Paulo Lotufo, é algo preocupante, ao qual se deve ficar atento nos dias de hoje

 16/10/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 02/09/2019 as 9:19

Logo da Rádio USP

Nesta edição da coluna Doutor Bartô e os Doutores da Saúde, o professor João Paulo Becker Lotufo fala sobre um problema bastante atual, que é o da dependência da internet entre crianças e jovens. Ele chega a relatar dois casos que ilustram essa dependência – num deles, um bebê de um ano de idade tem um ataque de choro quando a mãe retira de suas mãos o aparelho que lhe dera enquanto passava por uma consulta médica. De acordo com Lotufo, os próprios pais estimulam a criança a ser dependente da internet, porque eles também o são.

O colunista também cita dois estudos que comprovam essa dependência – um deles compara a dependência da internet a outros tipos de vício, uma vez que os mecanismos cerebrais envolvidos são praticamente os mesmos. Também não se pode ignorar que há pessoas que estão mais expostas a esse tipo de dependência do que outras. Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.