Rede Mesh é ótima solução para aumentar a cobertura do sinal dentro de casa

Luli Radfahrer afirma que a tecnologia é cada vez mais popular e já pode ser encontrada com preços próximos aos de roteadores comuns

 20/08/2021 - Publicado há 3 meses

Em sua coluna Datacracia, o professor Luli Radfahrer fala sobre as redes Mesh. Ele explica que essa é uma tecnologia que já existe há algum tempo e consiste em uma rede descentralizada, em que vários pontos de acesso se comportam como se fossem um só.

Normalmente, o que as pessoas têm em casa ou nos ambientes de trabalho é um ponto central, o roteador com a antena, que transmite o sinal para todo o ambiente. “Essa antena tem que ser bastante potente para alcançar uma área razoavelmente larga, mas sempre vão ter áreas de ‘sombra’ que bloqueiam o sinal e ele não chega”, afirma.

Com o sistema Mesh, são utilizadas diversas antenas, que dão uma cobertura muito maior. Essa estrutura é especialmente eficaz em eventos, grandes áreas abertas e regiões distantes da cidade, como desertos e mares. “Essa tecnologia é cada vez mais comum”, diz Radfahrer. “Agora pode ser instalada até dentro de uma casa e o preço está bem perto de um roteador comum”, acrescenta.

Segundo o professor, essa é uma ótima solução para quem mora em ambientes com quintal, mais de um andar ou paredes muito grossas.


Datacracia
A coluna Datacracia, com o professor Luli Radfahrer, vai ao ar toda sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.