Consultas públicas são canais essenciais de diálogo com a sociedade

A relação entre a sociedade e os órgãos públicos traz maior acúmulo para a formulação de políticas

 10/10/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

Como uma forma de aprimorar a relação entre a formulação de políticas públicas e a população, são realizadas consultas públicas em diversos formatos, que podem analisar as demandas da sociedade civil em relação a determinado tema.

De acordo com o professor Alamiro Velludo Salvador Netto, do Departamento de Direito Penal, Medicina Legal e Criminologia da Faculdade de Direito (FD) da USP e ex-presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, a participação popular na formulação de políticas é essencial e traz a comunidade, grupos representativos e especialistas para embasar as discussões.

Na formulação das políticas públicas, o professor acredita que o gestor precisa mediar as sugestões, a fim de adotar posturas mais adequadas para a sociedade.

Ouça a entrevista na íntegra pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.