Educação afeta diretamente a produtividade no trabalho

Trabalhadores com níveis maiores de educação ganham e produzem mais

 26/09/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi explica o papel da educação no desenvolvimento econômico. O nível educacional tem influência direta no salário e na produtividade dos trabalhadores, garante o professor. “Com mais educação e mais treinamento, os trabalhadores produzem mais e, consequentemente, o salário é maior. A cada ano adicional de escolaridade, o salário se torna maior no Brasil.”

O professor ainda declara que o capital humano é considerado como um processo-chave no desenvolvimento econômico de qualquer país. “Se pegar exemplos como o Japão e Coreia, eles investiram muito em educação e se tornaram países desenvolvidos em 40 anos. São casos de sucesso desse investimento.”

Para o colunista, o Brasil começou o investimento na educação muito tarde. “Começamos a investir posteriormente, o Brasil sempre investiu em equipamentos físicos para indústrias. Não investiamos em capital humano.”


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.