Livro aborda técnica para amplificar cópias de DNA em tubo de ensaio

A obra foi lançada durante o Congresso Internacional de Genética, que este ano ocorreu em Foz do Iguaçu (PR)

 18/09/2018 - Publicado há 6 anos
O livro trata de tópicos básicos da genética e da biologia molecular envolvendo as tecnologias de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), que são fundamentais para análises de ácidos nucleicos nas últimas três décadas – Foto: Spooky Pooka/Wellcome Images via Visual Hunt

.
Tiago Campos Pereira, docente da USP, acaba de lançar o livro Introdução às técnicas de PCR convencional, em tempo real e digital pela editora Sociedade Brasileira de Genética. A obra, que tem a coautoria e organização do professor de genética do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, aborda tópicos básicos da genética e da biologia molecular, que são as tecnologias de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR, na sigla em inglês), fundamentais para análises de ácidos nucleicos.

A Polymerase Chain Reaction – PCR é uma técnica utilizada em laboratórios de pesquisa para amplificar uma única cópia ou algumas cópias de um segmento de DNA em tubos de ensaios. Introdução às técnicas de PCR convencional, em tempo real e digital aborda o universo da PCR a partir de uma perspectiva tríplice – a convencional, em tempo real e digital: seus históricos (aspectos no desenvolvimento das tecnologias); princípios (conceitos e métodos); aplicações (clonagem de genes, diagnóstico de doenças genéticas, detecção de patógenos, identificação humana e de espécies, criação de novas sequências nucleotídicas); desenho de oligonucleotídeos e configurações de termociclagem (primers, sondas de hidrólise e não destrutivas, repórteres, quenchers, temperaturas de melting e de anelamento, diferentes termocicladores); problemas mais comuns e suas soluções (amplicons espúrios, excessivamente longos, ricos em CG, formas alternativas de splicing, ausência de produtos); variações da técnica (PCR inversa, convectiva, mutagênica, in situ, in silico, assimétrica, com miniprimers, dependente de helicase, nano-PCR, RT-PCR, cdPCR, step-down PCR) e otimizações (alterações nas concentrações de reagentes para melhores resultados e adição de compostos especiais).

O lançamento aconteceu durante o International Congress of Genetics, que ocorreu no mês de setembro em Foz do Iguaçu (PR). No mesmo evento, o pesquisador também teve outro livro de sua autoria lançado pela mesma editora: Como se preparar para concursos para docentes do ensino superior.

As duas obras fazem parte de uma série que objetiva apresentar de maneira clara as técnicas e os tópicos recentes da genética e da biologia molecular aos alunos e aos pesquisadores brasileiros.

Os dois livros estão disponíveis pela Livraria Virtual da Sociedade Brasileira de Genética ou pelo e-mail livrariasbg@sbg.org.br.

Mais informações: e-mail tiagocampospereira@ffclrp.usp.br, com Tiago Campos Pereira.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.