FZEA inaugura novas instalações em Pirassununga

O evento também foi uma oportunidade para a diretoria apresentar as realizações do primeiro ano de gestão

31/08/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 03/09/2018 as 12:55
O evento foi realizado no Auditório do Prédio Central da FZEA – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

No dia 30 de agosto, a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) reuniu docentes, funcionários, estudantes e dirigentes da Universidade, além de representantes do município de Pirassununga, para apresentar as ações do primeiro ano de gestão da atual diretoria e inaugurar as novas instalações do Laboratório de Aquicultura e da Sala de Defesa da Pós-Graduação.

A diretora da FZEA, Elisabete Maria Macedo Viegas, apresentou os dados da unidade que, atualmente, conta com 118 docentes, 130 servidores, 1.531 alunos de graduação, 303 alunos de pós-graduação e 29 alunos de pós-doutorado, e ocupa o maior campus em área da Universidade. “Estamos muito felizes, o vice-diretor Carlos Eduardo Ambrósio e eu, por completarmos um quarto do nosso mandato e gostaríamos de apresentar para a comunidade e para os dirigentes da USP as nossas primeiras ações”, disse.

Entre as principais iniciativas, Elisabete destacou a implantação do Escritório de Apoio da Fapesp, a ampliação do Laboratório de Aquicultura, a criação de uma Sala de Defesas da Pós-Graduação, o incremento de diversos setores da FZEA, a finalização de obras para apoio dos laboratórios de pesquisa e a implantação de um sistema de avaliação das disciplinas on-line.

Os dirigentes visitaram as instalações do Laboratório de Aquicultura – Fotos : Cecília Bastos/USP Imagem

Para o reitor Vahan Agopyan, “a FZEA partilha das mesmas preocupações que a Universidade. Em primeiro lugar, a preocupação diária de manter a excelência e a qualidade. O segundo ponto é dar apoio aos estudantes e garantir que eles tenham um ambiente propício para o estudo. E o terceiro aspecto importante é ampliar o nosso relacionamento com a sociedade, colocando o conhecimento aqui produzido à disposição da população”.

Agopyan aproveitou a presença de muitos estudantes no auditório para aconselhá-los a aproveitar as inúmeras oportunidades oferecidas pela USP. “Nós somos uma universidade de pesquisa, isso significa que as atividades de ensino são feitas em um ambiente de pesquisa. É um grande diferencial. Vocês estão sendo preparados para enfrentar desafios que vão além da simples rotina, pois seus professores são pesquisadores”, explicou o reitor.

No final da cerimônia foi entregue o prêmio do concurso cultural que escolheu o novo slogan da FZEA. A frase vencedora foi “Ciência e Inovação da fazenda à mesa”, criada pelo aluno de graduação João Vitor Mendes dos Santos. O segundo lugar ficou com a aluna de pós-graduação, Laís Alonso de Souza, e a menção honrosa foi para o professor Heidge Fukumasu.

Em seguida, a comitiva visitou as novas instalações do Laboratório de Aquicultura, que passou por reforma e ampliação do ambiente de pesquisa e adequação dos tanques de criação e manutenção de espécies, além de áreas de manuseio e pesquisa que envolvem nutrição, bem-estar e tecnologia de produtos alimentícios. A outra inauguração foi da Sala de Defesa da Pós-Graduação, antiga demanda da unidade, que carecia de um ambiente adequado para a defesa pública de dissertações e teses.

Além da comunidade da FZEA, prestigiaram o evento o chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari; o secretário-geral, Pedro Vitoriano de Oliveira; o superintendente de Assistência Social, Fábio Müller Guerrini; o coordenador de Administração-Geral Adjunto, Flávio Vieira Meirelles; e o vice-prefeito do Campus USP “Fernando Costa”, João Adriano Rossignolo.

No final da cerimônia foi entregue o prêmio para o vencedor do concurso Crie um Slogan para a FZEA – Foto: Cecília Bastos/USP Imagem