Família contemporânea vive período de transformação

A busca pela felicidade e respeito à identidade passaram a ser objetivo principal na composição familiar

16/08/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP

Na segunda edição desta semana do boletim Em Dia com o Direito, o aluno Hebert Quadrado fala sobre o período de transformações que o instituto da família contemporânea está vivendo com as modificações sociais ocorridas nos últimos anos.

Quadrado explica que as principais mudanças foram: a inserção da mulher no mercado de trabalho, o exercício da sexualidade dissociada do matrimônio e reprodução, acesso com mais facilidade ao divórcio, família  monoparental, multiespécie e socioafetiva. Dessa forma, o Estado precisa se comprometer na proteção dessas famílias por meio de legislação que acompanhe as transformações sociais. “O objetivo maior passou a ser a busca pela felicidade e o respeito à identidade; com isso as entidades familiares passaram a ser protegidas pelo direito.”

O Em dia com o Direito é produzido e apresentado por alunos do curso de especialização em Direito Civil: Novos Paradigmas Hermenêuticos nas Relações Privadas e coordenado pelo professor Nuno Coelho da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.

Ouça, no link acima, a íntegra do boletim.