Plano de Estado prevê Brasil campeão da segurança alimentar e da paz

O plano foi elaborado pelo ex-ministro Roberto Rodrigues ao assumir a Cátedra Luiz de Queiroz

 10/08/2018 - Publicado há 6 anos
Logo da Rádio USP
Foto:NobbiP/Wikimedia Commons CC

Desde que assumiu a Cátedra Luiz de Queiroz, criada pela USP em 2017, o ex-ministro da Agricultura, engenheiro agrônomo Roberto Rodrigues, dedicou-se a organizar um plano de Estado que, segundo ele, dará ao Brasil a chance de se tornar o campeão mundial da segurança alimentar e da paz. De fato, na última semana, Rodrigues apresentou o documento na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/Piracicaba), quando falou da necessidade de uma estratégia de Estado para garantir a distribuição de alimentos à população mundial.

Edificado com o apoio de consultores, o plano, dividido em 15 temas, foi estruturado em duas premissas básicas: uma de caráter macroeconômico e outra que contempla um cenário de oferta e demanda mundial. Para o diretor da Esalq, Luiz Gustavo Nussio, o plano de Estado elaborado pela Cátedra Luiz de Queiroz traz uma abordagem inovadora. Tanto que será alvo de um debate, que deverá se estender por todo o mês de agosto, com membros das equipes dos candidatos à presidência da República mais bem situados nas pesquisas eleitorais. No próximo dia 29, está previsto, na Confederação Nacional da Agricultura, um encontro com os candidatos, que poderão então se posicionar a respeito da proposta.

Acompanhe a matéria, na íntegra, pelo link acima.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.