Curso gratuito na USP trabalha gramática, redação e temas atuais

Objetivo do Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes, é tornar a comunicação cotidiana mais eficiente

03/08/2018 - Publicado há 6 anos
Alunos durante o encerramento das atividades do Redigir no primeiro semestre de 2017 – Foto: Facebook/Projeto Redigir

Nos dias 3, 4, 10 e 11 de agosto, o Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, recebe inscrições de interessados em seu curso gratuito de Comunicação e Cidadania com ferramentas da língua portuguesa.

Com duração de um semestre, as aulas apresentam conceitos de gramática e redação, além de debates sobre temas atuais. O objetivo do curso é tornar a comunicação cotidiana dos alunos mais eficiente. Os encontros acontecem semanalmente na Cidade Universitária, em São Paulo.

O curso é voltado para jovens e adultos, que tenham concluído o ensino fundamental e não tenham estudado em universidades públicas. A idade mínima para a inscrição é de 16 anos e não há idade limite.

Os candidatos serão selecionados com base em critérios socioeconômicos. O resultado será divulgado em meados de março, quando também se iniciam as aulas.

As inscrições serão realizadas apenas presencialmente, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, São Paulo), bloco 2, sala 13. O horário de atendimento é às sextas, das 9 às 14 horas e das 18 às 21 horas; e aos sábados, das 9 às 14 horas.

Os documentos necessários são: cópia de RG, cópia de comprovante de renda de todos que contribuem na renda da casa e cópia de comprovante de escolaridade do último nível cursado (ensino fundamental, médio ou superior, se houver).

Quem já participou e concluiu o curso do Projeto Redigir poderá se inscrever novamente este semestre. Será aberta uma turma do Módulo II, uma continuação do curso mais voltada a debates e à exploração de novos formatos de aprendizado. É necessário que os interessados apresentem a documentação exigida na inscrição, e a seleção também será feita com base em critérios socioeconômicos.

O Redigir é um projeto de extensão da USP idealizado em 1999 por alunos de Jornalismo da ECA, primeiramente direcionado às formalidades da língua portuguesa e à redação para o vestibular. Com o passar do tempo, a proposta transformou-se e adquiriu um caráter mais amplo. Atualmente, alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como professores e o enfoque é a comunicabilidade e a compreensão da língua como um mecanismo vivo.

Mais informações: (11) 3091-1499 (somente nos horários de atendimento), sites https://projetoredigirecausp.wordpress.com/, https://www.facebook.com/redigir/ e e-mail projetoredigir@gmail.com