USP lança cursos on-line de tecnologia e negócios no Coursera

Maior plataforma de educação on-line do mundo apresenta 16 novos cursos da Universidade

27/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/04/2018 as 15:13
Lançamento do Coursera é voltado para área de carreiras e empregabilidade – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Nesta terça-feira (27), o Coursera lança 24 novos cursos voltados ao público brasileiro, com temas como data science, negócios e tecnologia. Mais da metade deles são da USP, que amplia sua presença na maior plataforma de educação on-line do mundo.

A Universidade já possuía quatro cursos cadastrados no Coursera: as partes 1 e 2 de um curso de introdução à computação, além de um curso sobre criação de startups e outro sobre as origens da vida no contexto cósmico. Vêm se somar a eles aulas sobre gestão de projetos, marketing digital, econometria, design de interface, entre outros.

Um dos destaques é uma parceria da USP com a Universidade da Califórnia em Irvine, que criaram um programa integrado de quatro cursos sobre princípios e práticas da gestão de projetos. O lançamento do Coursera inclui também a área da saúde, com um curso ministrado pelo youtuber e pós-doutor da USP, Atila Iamarino. Ele explica como o zika e outras doenças infecciosas surgem e se espalham.

O Brasil é o 5º país com mais usuários do Coursera, atrás apenas dos Estados Unidos, Índia, China e México. Atualmente, mais de 90% dos brasileiros que acessam a plataforma fazem os cursos em inglês mas apenas uma parcela restrita da população possui o nível de proficiência no idioma necessário para acompanhar e compreender as aulas oferecidas.

Este projeto visa a ajudar o público falante de língua portuguesa a se capacitar para as carreiras do século 21, por meio do acesso, a baixo custo, a conteúdos de qualidade gerados por importantes universidades do Brasil. Além da USP, lançam cursos na plataforma instituições como FIA, Unicamp e Insper.

Alguns dos cursos oferecem certificado – nesse caso, é preciso ser aprovado com um mínimo de aproveitamento em todas as tarefas e testes propostos e pagar uma taxa de US$ 29.

Veja abaixo a lista dos cursos da USP que já estão disponíveis no Coursera:

Com informações do Coursera

Mais informações e contato para imprensa: e-mail prp@usp.br