Curso reflete sobre questões de gênero na educação

Utilizando a perspectiva fenomenológica existencial de Simone de Beauvoir, ministrante discutirá pluralidade de identidades e reivindicações femininas

 Publicado: 05/07/2024     Atualizado: 12/07/2024 as 8:29
Por

 

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 5 de agosto o curso gratuito Filosofia, gênero e educação: questões para a ação. Ministrado pela pesquisadora Juliana Oliva, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/qpt até 26 de julho.

O curso pretende apresentar uma bibliografia e questões filosóficas para reflexão e discussão sobre algumas questões de gênero no campo da educação. Além de mostrar a perspectiva fenomenológica existencial de Simone de Beauvoir, a ministrante discutirá a pluralidade de situações, de identidades e reivindicações femininas. Segundo Oliva, “a partir do conceito de gênero no campo da educação, refletiremos sobre as possibilidades de rompimento com a intersubjetividade hierárquica e a binaridade, bem como a troca de experiências atravessadas por marcas de gênero em nossa formação e atuação”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

5 de agosto
Situação, identidade e reivindicações

12 de agosto
Situação, identidade e reivindicações

19 de agosto
A categoria “Mulher” em O segundo sexo e o conceito de gênero

26 de agosto
Educação e gênero

2 de setembro
Da proposta pedagógica da trans-pedagogia

9 de setembro
Da proposta pedagógica do erotismo

Quem é Juliana Oliva

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2018), iniciou trabalho de pesquisa em Simone de Beauvoir no mestrado na Universidade São Judas Tadeu (2013) com o estudo das noções de identidade e reciprocidade no ensaio O segundo sexo, entre outros trabalhos.

Serviço

Curso “Filosofia, gênero e educação: questões para a ação” com Juliana Oliva

Onde  |  Centro MariAntonia da USP – rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo

Quando | De 5 de agosto a 9 de setembro de 2024, segundas-feiras das 15 às 18 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado

Inscrições | Sistema Apolo https://e.usp.br/qpt  (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.