Professor analisa as projeções do FMI para o crescimento mundial

“O momento não é de pânico, mas está longe de ser otimista”, afirma Gilson Schwartz

 30/07/2018 - Publicado há 6 anos

Na edição de hoje o professor Gilson Schwartz comenta as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o crescimento mundial.

O relatório mais recente do FMI aponta relativo otimismo com a retomada do crescimento econômico internacional, as tensões comerciais aumentam e a política norte-americana de fortalecimento da economia doméstica também coloca pressão sobre a taxa de juros americana e há expectativa de que o dólar continue a se valorizar nos próximos anos.

Schwartz afirma que o crescimento nos Estados Unidos tem como principal base uma pressão enorme sobre os parceiros comerciais, como também uma redução de impostos com o aumento de gastos públicos. “A combinação dos três elementos: pressão comercial, redução de impostos sobre os mais ricos  e o aumento de gastos leva os mercados a esperar uma aceleração do aumento dos juros, fixados pelo governo americano no trato de sua dívida pública.”

No Brasil, Schwartz diz que dólar teve uma valorização de quase 20% no primeiro semestre deste ano devido a incertezas econômicas e políticas, mas principalmente pela mudança que está acontecendo no jogo da economia política internacional. “O momento não é de pânico, mas está longe de ser otimista.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Iconomia.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.