Site reúne imagens sobre manifestações de junho de 2013

Projeto acadêmico colaborativo pretende se tornar “referência no assunto”

 12/07/2018 - Publicado há 6 anos

Há cinco anos, protestos por todo o Brasil levaram milhares de pessoas às ruas. “De lá para cá”, lembra Guilherme Wisnik, “muita coisa aconteceu”. Segundo o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, “aquele foi o catalisador de uma série de transformações que foram importantíssimas. Certas forças contraditórias da nossa sociedade que estavam apaziguadas vieram à tona. Para bem e para mal. O País entrou numa avalanche de transformações.”

Com o objetivo de criar um “olhar histórico sobre o fenômeno e poder estudá-lo”, Wisnik destaca o projeto www.grafiasdejunho.org. “Está se tornando um enorme banco de dados sobre o junho de 2013, que coleta as mais diversas imagens que foram produzidas nas múltiplas manifestações naquele momento”, explica.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Espaço em Obra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.