“Anatomia responde” fala sobre a função dos intestinos

Professor lembra que intestinos representam o segmento final do canal alimentar

 06/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 09/08/2018 as 14:35
Por

No segundo boletim Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre os intestinos, órgãos do sistema digestório representam ao segmento final do canal alimentar, localizados na cavidade abdominal e são divididos em delgado e grosso.

Tirapelli explica que o intestino delgado é bastante longo, chegando a medir 6 metros de comprimento no cadáver e no indivíduo vivo é ligeiramente menor. Anatomicamente é dividido em três regiões, o duodeno, com aproximadamente 25 cm de comprimento, porção que recebe o quimo vindo do estômago e as secreções produzidas pelo pâncreas e fígado. As outras duas regiões são jejuno e o íleo.  “É importante cuidar bem do nosso corpo”, afirma.

Este boletim Anatomia Responde foi produzido numa parceria entre as Faculdade de Odontologia (Forp) e de Medicina (FMRP) da USP em Ribeirão Preto, e vai ao ar de segunda e sexta-feira, às 14h30, na USP FM Ribeirão, em 107,9 MHz e USP FM São Paulo, 93,7 MHz. Ouça acima, na íntegra, o boletim Anatomia Responde.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.