Números da pandemia voltam a crescer em São Paulo

Quantidade de casos notificados nos primeiros 25 dias de junho na USP já é maior do que em todo o mês de maio. Especialistas reforçam a necessidade do uso de máscaras e da vacinação

 29/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Os dados da semana epidemiológica mais recente (19 a 25 de junho) mostram aumento em todos os indicadores da pandemia no Estado de São Paulo: média diária de novos casos (+26%), internações (+18%) e óbitos (+42%). Trata-se de um cenário oposto ao da semana anterior, em que todos os indicadores fecharam em queda. Além de um possível aumento na transmissão do vírus, é provável que as variações estejam associadas a um atraso no registro de notificações durante o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado no dia 16. 

Na Universidade de São Paulo, 843 casos de covid-19 ou síndrome gripal foram notificados nos primeiros 25 dias deste mês, 24% a mais do que em todo o mês de maio (679) e quase quatro vezes mais do que em todo o mês de abril (216), segundo dados da Superintendência de Saúde da USP. É uma tendência que reflete a situação no Estado de São Paulo como um todo, com aumento na disseminação de doenças respiratórias (incluindo covid-19 e gripe) na população a partir da segunda metade de abril. “Há um aumento indiscutível de casos de covid na comunidade USP, com níveis próximos ao de janeiro deste ano”, diz o professor da Faculdade de Medicina e superintendente de Saúde da USP, Paulo Lotufo. “O fato relevante é que não está havendo casos graves e óbitos, em decorrência da cobertura vacinal elevada na Universidade.”

A vacinação não impede que as pessoas contraiam o vírus, mas reduz significativamente o risco de agravamento da doença. Praticamente 100% dos alunos, docentes e funcionários da USP estão com esquema vacinal completo — obrigatório para frequentar a Universidade. Ainda assim, é preciso cautela: Lotufo lembra que mesmo casos menos graves de covid-19 podem deixar sequelas de longo prazo sobre funções respiratórias, cardíacas e cognitivas; além de afastar as pessoas do trabalho. “Mesmo sem a gravidade do início da pandemia, os casos de covid são incapacitantes, com prejuízos individuais e para todo o coletivo”, pontua o médico.

A Comissão Assessora de Saúde da USP monitora continuamente a pandemia e ressalta que o uso de máscaras permanece obrigatório em ambientes fechados da Universidade, assim como no transporte público e nos serviços de saúde. Em ambientes abertos o uso não é obrigatório, mas também recomendado, sempre que houver aglomeração. No Estado de São Paulo como um todo, cerca de 94% da população acima de 5 anos está com esquema vacinal completo, incluindo 64% das crianças com até 11 anos. Especialistas alertam, porém, que esses números já estão estagnados há várias semanas. A dose de reforço é fortemente recomendada para todos os adultos elegíveis e será exigida para acesso às dependências da USP no segundo semestre. 

Os números estão detalhados no Boletim Epidemiológico USP-Covid desta semana. Mais informações no site USP Retorno Seguro: https://retornoseguro.usp.br.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.