Seleção Brasileira concentra grandes torcidas na Ásia

Pesquisadora alega que, embora tenha sido surpresa para muitos, esse fenômeno já aconteceu com o vôlei brasileiro

 06/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/07/2018 as 13:46
Por
Logo da Rádio USP

A seleção com maior número de títulos da Copa do Mundo, além de ter mais de 200 milhões de torcedores, também conta com uma grande torcida na Ásia, destacando-se os países da Índia e de Bangladesh. Isso se explica pelo fato de as seleções desses países não estarem bem localizadas no ranking da Fifa, impossibilitando-as de competir. Assim, essas populações, que amam o futebol, acabam escolhendo um time nacional para torcer e a Seleção Brasileira é uma das favoritas na preferência dos habitantes daqueles países. 

Para entender mais sobre esse fenômeno, conversamos com a professora Katia Rubio, pesquisadora do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, membro da Academia Olímpica Brasileira e com 27 livros publicados na área de Psicologia do Esporte e Estudos Olímpicos.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.