Vitória da esquerda no México traduz descontentamento do povo

Segundo Rubens Barbosa, foi um voto de castigo contra o “establishment” mexicano e contra a situação geral do país

 03/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional, o embaixador Rubens Barbosa comenta sobre o candidato da esquerda, Andrés Manuel López Obrador, que venceu a eleição no México.

“Obrador é primeiro presidente de esquerda do México desde 1980. Esse foi um voto de castigo, contra o ‘establishment‘ mexicano. A motivação foi o descontentamento com a situação interna do país. Há uma grande desigualdade social, com 44% da população considerada pobre, entre o norte, que é rico e próximo dos americanos, e o sul, que é pobre. Há uma enorme corrupção associada à droga e à violência”, observa o embaixador.

Barbosa diz ainda que o novo presidente defende uma posição nacional populista, é um líder carismático e se apresentou com uma agenda de eliminação da corrupção, pobreza e desigualdade, como um salvador da pátria. “Essa atitude de esquerda democrática vai basear a atuação de Obrador mais no pragmatismo, sendo um governo mais moderado, tentando uma acomodação com os Estados Unidos na área de imigração e procurando tomar medidas para garantir os investimentos internos para o crescimento e o emprego.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.