Projeto sobre agrotóxico, em tramitação no Senado, é perigoso

A opinião é do colunista Paulo Saldiva, para quem o projeto não deveria ser implementado

 02/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Paulo Saldiva, na coluna Saúde e Meio Ambiente, comenta sobre o controle de defensivos agrícolas no Brasil. “Alguns defensivos agrícolas entram ilegalmente no País e, além disso, em outros países da América Latina eles são comercializados de forma bastante descontrolada”, afirma.

Existe uma proposta de projeto de lei que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, que agora está para ser aprovada no Senado, que diz que o Ministério da Agricultura poderá liberar o uso de algumas substâncias caso a saúde e o meio ambiente não tenham ainda completado a sua avaliação de toxicidade. “Esse projeto é perigoso. Não deveria ser implementado. É um retrocesso. Inclusive porque já temos níveis de tolerância maiores pela presença dessas substâncias na área de abastecimento e algumas vezes no alimento, que são maiores que na Europa. O problema não é só no alimento que vai à mesa, mas também com os trabalhadores e com as populações que vivem no entorno dessas plantações”, lembra Saldiva.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Saúde e Meio Ambiente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.