Árbitro de vídeo deve diminuir faltas contundentes em Copas do Mundo

Lesão de Neymar em 2014 poderia ter sido evitada com o árbitro de vídeo, aponta pesquisador

 29/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 03/07/2018 as 12:04

Logo da Rádio USP

Dentro do especial Copa do Mundo 2018, o professor Paulo Roberto Santiago traz esta semana para a coluna Ciência e Esporte pesquisa indicativa de que os números de lesões na competição estão diminuindo. Santiago acredita que “este ano, com o árbitro de vídeo, as chances de lesões propositais, isto é, aquelas resultantes de choques entre adversários, como no caso do Neymar em 2014, talvez não aconteçam”.

O professor analisou o trabalho publicado no Britney Sports Medicine Journal,  que faz retrospectiva desde a Copa do Mundo de 2002, na Coreia e Japão, até a competição no Brasil em 2014. “Comparando a Copa de 2002 com a Copa de 2010, os índices de lesões por falta, por contato direto, diminuíram mais de 15%. O trabalho ainda faz alerta de que a Fifa deve monitorar melhor as lesões causadas por contato ou faltas.” Santiago acredita que esse é um dos motivos que levaram à implantação do sistema de vigilância, o VAR, ou o agora popular árbitro de vídeo.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.