“Santo de casa” faz milagre no quesito arbitragem

Jogar em casa e com uma torcida muito grande interfere em resultados de arbitragens, constata especialista

 13/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/04/2018 as 9:34

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre arbitragem em jogos de futebol. Para o professor, a temática deve ser abordada, principalmente após o último jogo entre Corinthians e Palmeiras, que gerou discussões.

Santiago analisa trabalho publicado na European Journal of Sport Science, que traz dados da Union of European Football Associations (UEFA). Na pesquisa, foi confirmado que “os árbitros dão mais vantagens para os times da casa. Principalmente quando há um número muito grande de torcedores no jogo”.

Para o professor, outro fator intrigante é que “quando se fala em cartão amarelo, os árbitros dão de 10 a 25% das penalidades aos times visitantes. O mesmo se aplica em relação à torcida, quanto maior, mais cresce o número de cartões apresentados”. Ouça, no link acima, a íntegra da coluna do professor Paulo Santiago.

Por: Thainan Honorato


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.