Conheça a história e os significados da bandeira brasileira

Artista francês que se refugiou no Brasil criou a primeira bandeira brasileira a pedido do imperador

 02/07/2018 - Publicado há 6 anos
Por

A Copa do Mundo é um dos momentos em que as bandeiras dos países são mais empunhadas por torcedores e são mais vistas nas transmissões de televisão. Mas o que são as bandeiras e por que elas representam um país?

Foto: George Campos/USP Imagens

No caso do Brasil, a bandeira brasileira foi idealizada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, que se refugiou no Brasil após a queda de Napoleão na França e atendeu a um pedido de Dom Pedro I.

Mas qual a importância da bandeira como símbolo nacional e por que a bandeira tem a configuração que tem? Você sabia que a última alteração que a bandeira do Brasil sofreu foi em 1992 e que as cores verde e amarelo têm outro significado, além de representar as matas e as riquezas?

A professora aposentada Cecília Helena Oliveira, pesquisadora do Museu Paulista da USP e especialista em cultura material, responde a todas essas perguntas; explica como surgiu a bandeira brasileira e qual a sua importância como símbolo nacional. Ouça a entrevista no link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.