Copa do Mundo vai muito além do futebol

Comentarista observa que grandes eventos esportivos sofreram “mutação” a partir da década de 1990

 21/06/2018 - Publicado há 6 anos

O que têm em comum Copa do Mundo e Olimpíadas? Para Guilherme Wisnik, são eventos de um imenso “alcance midiático que transcendem, e muito, a questão do esporte”.

“Em 1986 o México organizou uma Copa do Mundo tendo sofrido um terrível terremoto meses antes”, exemplifica o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. “Muito diferente de imaginar, como hoje, que os países têm que gastar o que gastam para o tal do legado.”

O resultado desse fator econômico preponderante, analisa Wisnik, são os desvios de recursos. “Todo mundo está vendo o quanto as federações de esportes nacionais e mesmo a Fifa estão envolvidas em corrupção.”

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Espaço em Obra, por Guilherme Wisnik.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.