Uma exposição para lembrar o designer Sergio Rodrigues

Itaú Cultural homenageia o mestre apresentando desenhos, maquetes, móveis e fotos. A entrada é gratuita

 18/06/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

A história do arquiteto e designer carioca, Sergio Rodrigues (1927-2014), ocupa três andares do Itaú Cultural. São 500 peças, entre desenhos, croquis, protótipos, maquetes, móveis e fotos que documentam seis décadas de trabalho e criação.

A mostra Ser Estar, Sergio Rodrigues é o destaque na coluna Ouvir Imagens, de Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). “Como o próprio nome indica, a exposição é inteiramente dedicada ao arquiteto e designer, famoso pela criação da Poltrona Mole e autor de centenas de outros projetos não só de móveis, mas também trabalhos de arquitetura”, comenta Beiguelman.

Com a curadoria de Daniela Thomas, Mari Stockler, Felipe Tassara e Fernando Mendes, a exposição é apresentada em eixos temáticos organizados cronologicamente. “Há trechos de textos escritos pelo próprio Sergio Rodrigues, ou retirados de suas palestras e entrevistas. No caso de uma exposição que tem um perfil também biográfico, isso aproxima muito o visitante e dá um sentido mais informal à organização”, explica a professora. “Por exemplo: são histórias da infância de Sergio Rodrigues, cujo tio tinha como hobby a marcenaria, que introduzem o público na sua relação com esse material tão marcante em toda a sua produção.”

Giselle Beiguelman destaca que a exposição revela o design em seu processo de criação e desenvolvimento, como obra de pensamento e não apenas como resultado.

Exposição: Ser Estar, Sergio Rodrigues – em cartaz até 5 de agosto. De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h, com permanência até as 20h30. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h. Classificação indicativa: livre, entrada gratuita. Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô. Fone: 11. 2168-7777

Quem quiser saber mais sobre o tema apresentado, ouça a íntegra da coluna clicando no player acima. Informações mais detalhadas acesse: www.desvirtual.com


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.