Memória gráfica da Bauhaus começa a ser recuperada

A mais influente escola de design completa 100 anos em 2019, mas as comemorações já começaram

02/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Vários projetos já estão sendo lançados para comemorar os 100 anos da Bauhaus, a mais influente escola de design do mundo, fundada na Alemanha, em 1919, pelo arquiteto Walter Gropius. “Entre as iniciativas está o lançamento de um pacote de tipografias, produzidas na lendária escola, pela empresa Adobe”, aponta Giselle Beiguelman, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. “Resultado de um projeto liderado pelo designer tipográfico Erik Spiekermann, com um grupo de estudantes, tem, como primeiro fruto, a liberação gratuita para uso na internet de duas famílias tipográficas Joschmi e Xants.”

Nesse campo da memória gráfica, a professora destaca dois projetos que estão sendo desenvolvidos na FAU USP. “A Tipografia Paulistana é um trabalho coordenado por Priscila Farias, do curso de Design, com uma equipe de alunos e professores da FAU como Daniela Kutschat Hanns e Leandro Velloso. “Esse projeto criou um verdadeiro acervo digital, disponibilizando imagens dos tipos utilizados nas oficinas da cidade de São Paulo entre 1827 e 1927.”

O outro projeto é o Grafias de Junho, do arquiteto Roberto Andrés. “Trata-se de um trabalho em processo e aberto à colaboração. Faz parte das pesquisas de doutorado do Roberto, com orientação do professor Guilherme Wisnik, e busca reconstituir a memória das manifestações de junho de 2013, a partir das mensagens levadas às ruas em cartazes, faixas, bandeiras, pixações e outras grafias”, esclarece Giselle. “Você pode colaborar enviando imagens e também apoiar o desenvolvimento do site via plataforma de financiamento coletivo Catarse. É possível consultar o material por cidade, tema, por tipo de material e também por data.”

Ouça a íntegra da coluna Ouvir Imagens, por Giselle Beiguelman, clicando no player acima. Informações mais detalhadas acesse: www.desvirtual.com