Curso discute violência e caminhos para segurança pública cidadã

O evento será uma homenagem ao pesquisador Paulo de Mesquita Neto, que propunha reflexões sobre segurança cidadã

 14/06/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Inspira o evento ideia de que é preciso ampliar a participação da sociedade no planejamento, na execução e no controle das atividades de segurança pública – Foto: SSP/DF – Flickr CC BY-NC-SA 2.0

.
Estão abertas as inscrições para o curso Ensaios sobre Segurança Cidadã, uma homenagem a Paulo de Mesquita Neto, pesquisador do Núcleo de Estudos da  Violência  (NEV) da USP, morto em 2008, e que se dedicou aos estudos sobre segurança cidadã como política de prevenção da violência. No livro Ensaios sobre segurança cidadã, que reúne textos do pesquisador e que também servirá de inspiração para os debates, o autor defendia a ideia de que era preciso ampliar a participação da sociedade no planejamento, na execução e no controle das atividades de segurança pública. O evento será realizado em vários dias: 13, 16, 20, 22, 28 e 30 de agosto, e 3, 5, 6, 10, 12, 24, 26 e 27 de setembro, na sede da Oficina Municipal, Rua Pe. Garcia Velho, 73, conjunto 61/64, Pinheiros, São Paulo.

Segundo o sociólogo Marcelo Batista Nery, coordenador do evento e pesquisador do NEV, será uma oportunidade para dialogar com o público em geral sobre violência, um dos mais graves problemas que afetam a sociedade brasileira. Em sua opinião, a violência tem se constituído em uma ameaça à estabilidade e ao ambiente social das cidades, ao desenvolvimento sustentável e econômico brasileiro e à legitimidade das instituições, relata.

Paulo de Mesquita Neto, doutor em ciência política pela Universidade de Columbia (EUA) e coordenador da área de Monitoramento dos Direitos Humanos do NEV, desenvolveu trabalhos nas áreas de Segurança Pública, Polícia e Monitoramento dos Direitos Humanos. Além de ter estado à frente do NEV, foi conselheiro da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e defendia a ideia de que a violência policial não se justificava para reduzir a criminalidade.

O curso será ministrado em forma de palestras por um grupo interdisciplinar de pesquisadores e docentes que desenvolvem trabalhos e reflexões sobre as diversas violações de direitos humanos no País.

Constam da programação os seguintes temas: Programa Nacional de Direitos Humanos, com o cientista político Paulo Sergio Pinheiro, do NEV; Políticas Municipais de Segurança Cidadã, com o sociólogo Túlio Kahn, conselheiro da Fundação Estado Democrático; Os direitos humanos no governo Lula, com a advogada e cientista social Bruna Charifker Volgel; Parcerias público-privadas para a reforma da polícia no Brasil, com o advogado e professor Vitor Blota, secretário executivo da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação; Segurança Pública, com o sociólogo Sergio Adorno, do NEV; Fazendo e medindo o progresso em segurança pública, com a médica Maria Fernanda Tourinho Peres, do NEV, especialista em saúde coletiva com ênfase em homicídios, juventude e prevenção da violência; Crime, violência e incertezas políticas no Brasil, com o sociólogo Marcelo Batista Nery, do NEV; e Os municípios e a segurança pública, com o padre irlandês Jaime Crowe, que está no Brasil desde 1987, quando passou a ser pároco na Igreja Santos Mártires, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo; dentre outros.

Serviço

Evento: Curso Ensaios sobre Segurança Cidadã: uma homenagem a Paulo de Mesquita Neto
Data: dias 13, 16, 20, 22, 28 e 30 de agosto, e 3, 5, 6, 10, 12, 24, 26 e 27 de setembro
Onde: Oficina Municipal , Rua Pe. Garcia Velho, 73, conjunto 61/64, Pinheiros, São Paulo.
Público: Gestores culturais de instituições públicas, privadas e do terceiro setor; profissionais do campo da cultura; educadores; professores; graduandos e pós-graduandos interessados nas áreas das ciências sociais, jurídicas, saúde, assistência social e gestão cultural; orientadores; jornalistas e comunicadores.
Inscrição: até 6 de agosto 
Custo: R$ 1.000,00

Mais informações: site www.oficinamunicipal.org.br/cursos/261


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.