Uso de agrotóxicos no Brasil é descontrolado

André Burigo fala que as discussões sobre o tema é secular no Brasil

 13/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 20/06/2018 as 13:57
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com o pesquisador André Burigo, médico veterinário pela Universidade Federal de Pelotas.

Foto: Divulgação / Idec / CFN

Burigo trabalha atualmente no Laboratório de Educação Profissional em Vigilância em Saúde, com os temas Saúde do Campo, Educação do Campo e Conflitos Socioambientais e Impactos na Saúde, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz, Rio de Janeiro.

Burigo fala que, desde 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sani­tária (Anvisa) alerta para a necessidade de vetar o uso dessas substâncias, mas somente agora a discussão ganhou força.

“A agricultura tem uma história de cerca de 5 mil anos e os agrotóxicos são usados no Brasil há pelo menos 100 anos. O Brasil continua sendo o maior consumidor de agrotóxicos do planeta”, afirma.

Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e Programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.