Analfabetismo funcional pavimenta o caminho para as “fake news”

As pessoas semianalfabetas são mais propensas a acreditar nas notícias falsas veiculadas pelas redes sociais

 25/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 11/07/2018 as 13:47
Por
Logo da Rádio USP

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, dos Estados Unidos, as fake news têm 70% mais chances de viralizar do que uma notícia real. Já no ranking da Unesco sobre educação, o Brasil está em 88º lugar. Esses índices podem ter conexão direta. Quem esclarece mais sobre essa relação é o professor Ivan Paganotti, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e membro do grupo de pesquisa MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas e do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura, ambos pela USP.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93,7, em Ribeirão Preto FM 107,9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular. Você pode ouvir a entrevista completa no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.