A chance de cura em crianças com leucemia chega a 90%

Professor Rodrigo Calado explica os diversos tipos de leucemia, sintomas e chances de cura

 12/06/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 13/06/2018 as 15:58
Logo da Rádio USP

O professor Rodrigo Calado é o convidado do Programa Saúde sem Complicações desta semana. Calado é professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e fala  sobre leucemia, um tipo de câncer que afeta a formação da célula sanguínea, e das diferenças entre as leucemias aguda e crônica. “A leucemia-linfóide-aguda é o tipo de câncer mais comum entre crianças e a cura hoje cresceu em 90% nos últimos anos. Seus principais sintomas são fraqueza, sangramentos na pele,  na gengiva, no nariz ou no tubo digestivo, manchas vermelhas pelo corpo e febre”.

Foto: arquivo Serviço de Comunicação

Já a leucemia crônica, diz o professor, é quando a doença demora meses ou até anos para ser descoberta. Atinge, normalmente, indivíduos  adultos e idosos; entre seus principais sintomas estão: fraqueza, aparição de íngua, baço aumentado, que é o órgão localizado no abdômen do lado esquerdo,  febre noturna, suadeira ou perda de peso.

Outra diferença é a origem da célula: nas leucemias linfoides, a célula doente é um linfócito, ao contrário das mieloides, em que a célula doente é um neutrófilo ou o seu precursor, a célula que produz o neutrófilo na medula óssea. Segundo o professor, os tratamentos são bastante distintos de caso para caso.

Toda a população está convidada a participar do Saúde sem Complicações, tirando dúvidas sobre saúde ou encaminhando sugestões de assuntos para novas discussões pelo e-mail imprensa.rp@usp.br.

O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e pela estagiária Júlia Gracioli, da Rádio USP Ribeirão, com trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Apresentação de Mel Vieira e direção de Rosemeire Soares Talamone.  Ouça acima, na íntegra, o programa Saúde sem Complicações.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.