Evento sobre mudanças globais reúne pesquisadores e lideranças na USP

Dias 5 e 6 de junho, conferência internacional vai discutir clima, energia e sustentabilidade

 30/05/2018 - Publicado há 6 anos
Futuro do combate à mudança do clima é um dos principais temas do encontro – Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Energias renováveis, florestas e futuro das negociações internacionais: estes são os temas que guiarão as discussões da quinta Conferência Regional sobre Mudanças Globaisque ocorre nos dias 5 e 6 de junho no campus da USP na capital paulista.

Desde a última conferência, realizada em 2011, o cenário internacional reafirmou a relação entre geração de energia e clima. Os extremos climáticos mais severos em várias regiões do Brasil, principalmente na região amazônica, refletem a sensibilidade dos ecossistemas naturais, do agronegócio e da produção de energia renovável às variáveis climáticas, potencialmente acentuadas pela elevação do consumo de combustíveis fósseis. A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris aumenta as incertezas em relação aos enfrentamentos dos problemas causados pelo aquecimento global no futuro próximo.

Para a discussão, foram convidados especialistas e pesquisadores envolvidos nos temas. Entre eles, o reitor da USP, Vahan Agopyan;  o pesquisador Carlos Nobre, um dos mais renomados meteorologistas do País; o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; o biólogo Marcos Silveira Buckeridge, presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; entre outros representantes da USP, Ipam, Inpe e instituições internacionais.

90 anos de José Goldemberg​

José Goldemberg – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O trabalho do Professor Emérito da USP José Goldemberg e o seu interesse pela interface entre ciência e políticas públicas o coloca como personagem-chave no debate sobre mudanças do clima, planejamento energético, sustentabilidade das florestas e negociações internacionais. A conferência, assim, é também uma homenagem aos 90 anos do pesquisador, que são comemorados em 2018.

A Conferência Regional sobre Mudanças Globais é uma realização do Núcleo de Apoio à pesquisa Mudanças Climáticas (Incline) da USP, com apoio do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O evento será realizado no Auditório do IEE, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, Butantã, em São Paulo. As inscrições devem ser realizadas pelo site.

Mais informações: site https://www.crmg2018.com/


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.