Devem aumentar estudos sobre o uso de energia alternativa em equipamentos esportivos

Com a alta no preço do petróleo, o professor Paulo Santiago analisa os impactos futuros de modalidades esportivas que utilizam energia de combustão

 25/03/2022 - Publicado há 2 anos

Já parou para pensar como seria uma corrida de Fórmula 1 com carros movidos a eletricidade? O professor Paulo Santiago analisa o futuro das modalidades esportivas que dependem de motores a combustão nesta edição da coluna Ciência e Esporte.

Hoje muitos esportes são realizados utilizando combustível fóssil; entretanto, existem modalidades esportivas que se utilizam de equipamentos que usam a energia de uma forma mais limpa. Segundo Santiago, com a alta do preço do petróleo, devido à guerra, é possível que aumentem as pesquisas sobre as modalidades esportivas que estão relacionadas ao uso de motores elétricos. “Há grande chance de termos no futuro muitos esportes que dependam de questões voltadas para a energia elétrica de forma limpa e renovável e até mesmo surgir jornal ou revista científica voltados para essa área.”

A coluna Ciência e Esporte está aberta a sugestões de temas para as próximas edições, que podem ser feitas pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam relacionadas à ciência e ao esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.