Mudanças climáticas: encontro debate como podemos proteger o planeta

No dia 2 de junho, das 10h30 às 12 horas, USP realiza evento na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

29/05/2018 - Publicado há 6 anos
Mudanças climáticas é tema de evento organizado pela USP – Foto: Reprodução / Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

A organização informa que devido à situação crítica do transporte na cidade, a palestra de sábado foi cancelada.

No dia 2 de junho, o Instituto de Física (IF) da USP fará um encontro, em São Paulo, para discutir as mudanças climáticas e o que deve ser feito para proteger o planeta.

De acordo com Paulo Artaxo, professor do IF e palestrante do evento, as mudanças climáticas globais estão ocorrendo em nosso dia a dia e estão trazendo importantes impactos socioeconômicos. A temperatura média do planeta já elevou-se um grau e pode aumentar de três a quatro, o que traz mudanças profundas no clima.

“Secas em regiões importantes como o Nordeste brasileiro estão se intensificando. Estamos também observando um aumento de chuvas intensas, que traz prejuízos para cidades e agricultura. Precisamos reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa, utilizando os recursos naturais de nosso planeta de modo mais inteligente.”

O físico Artaxo está na lista dos pesquisadores mais influentes do mundo devido às suas mais de 400 pesquisas desenvolvidas ao longo da carreira, concentrando-se especialmente em entender aspectos complexos do bioma amazônico, como a poluição atmosférica e o ciclo hidrológico da região.

Ele viaja para o Norte do Brasil todos os meses há quase quatro décadas, desde quando ainda fazia seu mestrado, para coletar dados sobre o ecossistema da Amazônia, que exerce papel crucial na contenção dos efeitos do aquecimento global. Além disso, Artaxo estuda desde a década de 1990 a poluição atmosférica nas metrópoles de São Paulo e do Rio de Janeiro, e integra o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU).

Física para Todos

O evento faz parte do projeto Física para Todos e é organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do IF. O objetivo é levar o conhecimento produzido na Universidade para um público mais amplo, desde o ensino médio até o superior.

O horário é das 10h30 às 12 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, localizada na Rua Consolação, 94 – próximo à estação Anhangabaú e República do Metrô (linhas amarela e vermelha)

As inscrições podem ser feitas neste site (ela não é obrigatória), a entrada é gratuita e aberta ao pública.