Fatos que movimentaram a Europa num 10 de maio, mas de anos diferentes

Data marcou a invasão da Bélgica e da Holanda pelos nazistas, os protestos de Paris (1968) e a nomeação de Winston Churchill

 10/05/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Apesar de não haver nenhuma “comemoração” pela data, José Eli da Veiga destaca em sua coluna Sustentáculos a importância do 10 de maio, quando ocorreram fatos que marcaram o continente europeu.

Para o colunista, aquele 10 de maio de 1940 foi uma surpresa quando, durante a Segunda Guerra, Hitler invadiu a Holanda e a Bélgica como uma “estratégia” para chegar a Paris. Na mesma data, Winston Churchill foi nomeado como primeiro-ministro do Reino Unido.

Em maio de 1968, em Paris, uma onda de protestos teve início, com manifestações estudantis, para pedir reformas no setor educacional. Eli da Veiga descreve ainda que, no dia 10 de maio daquele ano, houve, em Paris, a tentativa de entendimento entre lideranças do movimento e diretores da Sorbonne, mas, através de uma rádio. “A tentativa foi em vão, pois o movimento cresceu muito até o final daquele mês.”

Eli da Veiga alerta que, em colunas futuras, explicará a ligação desses fatos com a sustentabilidade. “Em uma coluna, é praticamente impossível estabelecer essa ligação”, justifica o professor.

Ouça a coluna na íntegra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.