Livro “O Diário de Anne Frank” ainda é o preferido por estudantes

Pesquisadora estudou programa estadual de apoio à leitura nas escolas e constatou a preferência pela obra

Em entrevista aos Novos Cientistas, a professora Denísia Moraes contou como percebeu a identificação entre estudantes do ensino público com o livro O Diário de Anne Frank. Em sua pesquisa desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Denísia analisou a eficácia do programa Apoio ao Saber, do governo estadual, que envolveu estudantes de dez colégios do ABC paulista. Os alunos foram amparados pelo programa, que já não existe mais. “Os discursos presentes em O Diário de Anne Frank, livro mais lido entre eles, relacionam-se à temática da intolerância humana e se assemelham aos discursos que atravessam o contexto socio-histórico-cultural do jovens”, avaliou a pesquisadora.

Para chegar a essa percepção, ela conversou com centenas de estudantes no último ano do ensino médio que tinham lido o livro e analisou seus relatos. O resultado foi uma mistura de identificação pessoal dos adolescentes com a personagem Anne, apesar dos cenários tão distantes. “O livro escolhido chama a atenção pelas marcas de discurso que estão em nossa sociedade.”

Anne Frank e o adolescente paulista estão separados por milhares de quilômetros e mais de meio século. Certamente, não se pode comparar o contexto da Segunda Guerra com uma cidade do ABC paulista. Mas Denísia Moraes aponta fatores que se assemelham e geram empatia dos estudantes com a obra.

O podcast Os Novos Cientistas vai ao ar toda quinta-feira, às 8 horas, dentro do Jornal da USP no Ar, que é apresentado diariamente pela jornalista Roxane Ré, das 7h30 às 9h30, na Rádio USP FM (93,7 MHz).


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 10h45, 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.