Publicado manual atualizado de física e tecnologia de imagens raio X

Livro publicado nos Estados Unidos, no início do ano, contou com a colaboração de Paulo Roberto Costa, do Instituto de Física da USP

 26/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 27/04/2018 as 14:21

No início deste ano foi publicado o livro Handbook of X-ray Imaging: Physics and Technology, manual dedicado à física médica e à engenharia biomédica usadas nas imagens obtidas por meio do raio X.  A publicação foi escrita por mais de 130 cientistas do mundo todo, sendo dois deles brasileiros. O professor Paulo Roberto Costa, do Instituto de Física (IF) da USP, e a professora Alessandra Tomal, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, escreveram um capítulo que compõe o manual, intitulado Phantoms for image quality and dose assessment.

Paulo Roberto possui doutorado em Tecnologia Nuclear também pela USP (1999) e é Supervisor em Radioproteção pela Comissão Nacional de Energia Nuclear na área de Detectores Nucleares (2002), além de especialista em Física do Radiodiagnóstico pela Associação Brasileira de Física Médica. Também é responsável pelas disciplinas Física do Diagnóstico por Imagens, Proteção Radiológica, Processamento de Imagens e Física Aplicada à Medicina e Biologia do IF.

Editado por Paolo Russo, docente da Universidade de Nápoles, o livro traz questões relativas à imagens de raio X 2D e 3D, como tomografias, imagens odontológicas, imagens de pequenos animais e obras de artes, além de fluorescência e imagens de raio X feitas por contraste de fase. Segundo o organizador da publicação, este manual é voltado para um público amplo, incluindo estudantes de pós-graduação em física médica e engenharia biomédica; residentes de física médica; técnicos de radiologia; físicos e engenheiros no campo da imagem e testes industriais não destrutivos usando raios X; e cientistas interessados em entender e usar técnicas de imagem por raios X.

Mais informações: e-mail pcosta@if.usp.br, com o professor Paulo Costa


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.