“Diálogos na USP” debate a literatura sob seus vários ângulos

A leitura, edição de livros, formação de leitores, espaço da poesia no Brasil, foram temas do programa

13/04/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 16/04/2018 as 9:59
José Roberto de Paula Ramos e Marisa Midori, apresentação Roberto Carlos Gomes de Castro – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, publicada em 2012, mostra que, entre os gêneros preferidos dos leitores, está, em primeiro lugar, a Bíblia, depois vêm os livros didáticos, romances, religião em geral, contos, livros infantis e, em sétimo lugar, a poesia. Apesar desse resultado, o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, José Roberto de Paula Ramos, que participou desta edição do Diálogos na USP,  acredita que, mesmo que não fossem lançados mais livros de poesia, ela não perderia seu espaço, isto porque a poesia é uma necessidade do ser humano. No entanto, tanto  ele quanto a também professora da ECA, Marisa Midori,colunista da Rádio USP, concordam ser preciso estimular a leitura. Os estudantes precisam sentir prazer ao ler uma obra e não fazer isto por obrigação, só como uma preparação para o vestibular.

Ouça o programa na íntegra no player acima.

Esta edição do Diálogos na USP – uma produção  do Departamento de Jornalismo da Rádio USP – teve apresentação de Roberto Carlos Gomes de Castro e trabalhos técnicos de Bene Ribeiro.