Estudiosos discutem a língua portuguesa na educação, literatura e comunicação

Evento de valorização da língua está recebendo trabalhos acadêmicos até 16 de agosto

30/07/2019 - Publicado há 5 anos

Literatura, educação e comunicação andam juntas e unidas por um fator comum: a linguagem. E em países lusófonos – que falam português – a valorização do próprio idioma entre esses três objetos de estudo é tema do seminário organizado pela Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), com apoio da USP, Sesc e outras instituições de ensino.

O evento Seminário: a língua portuguesa na educação, literatura e comunicação já está em sua terceira edição e se constitui pelo encontro de escritores e estudiosos da comunicação. O tema deste ano será Conhecer em Língua Portuguesa. Pesquisadores, estudantes, professores ou quem possui trabalhos em volta das três interfaces pode inscrever seus trabalhos. As inscrições de trabalhos acadêmicos se encerram no dia 16 de agosto e devem ser feitas neste link. O resultado será divulgado no dia 23 de setembro.

O seminário reúne pessoas que tenham como objeto de estudo e de pesquisa a língua portuguesa em suas interfaces com a educação, com a literatura e com a comunicação. Será nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF). A CPCLP pretende “fomentar e identificar a circulação de bens culturais constituídos pela língua” a partir de encontro entre acadêmicos, estudantes ou simplesmente interessados pelo idioma.

A Comissão de Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP), vinculada à Câmara Brasileira do Livro (CBL), trabalha pela valorização da língua portuguesa e da cultura no Brasil, na comunidade dos países de língua portuguesa e entre os falantes do português no mundo.

Entre os apoios institucionais e acadêmicos está o Sesc São Paulo, o Instituto Camões, os consulados gerais em São Paulo de Portugal e de Cabo Verde, o CELP/FFLCH e os programas de pós-graduação em Letras das Universidades Mackenzie e PUC/SP. Haverá a presença de professores da FFLCH coordenando mesas de comunicação e intermediando debates com escritores estrangeiros convidados.

Mais informações: http://cbl.org.br/imprensa/noticias/iii-seminario-lingua-portuguesa-na-educacao-na-literatura-e-na-comunicacao