Água, recurso natural mal distribuído, afirma geólogo

No programa “Ambiente é o meio”, o Geólogo fala sobre importante relação dos recursos hídricos com as mudanças climáticas.

 11/04/2018 - Publicado há 6 anos
Por
Logo da Rádio USP

O programa Ambiente É o Meio desta semana traz entrevista com com Ricardo Hirata, Geólogo e professor titular do Instituto de Geociências (IGC) da USP.

Hirata explica o ciclo da água e como funciona sua distribuição geográfica. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), o Brasil é o país com maior quantidade de recursos hídricos vindos de precipitações atmosféricas. Estes recursos alimentam três grandes bacias hidrográficas brasileiras, inclusive grande parte do Aquífero Guarani.

O Brasil defende a valorização da água e garante por lei o direito humano ao acesso à água. Assim, o país trata a água como recurso natural estratégico, cuja gestão está no âmbito da soberania nacional, constituindo responsabilidade do Estado perante seus cidadãos. Mas, apesar do país possuir “grande disponibilidade de água potável, sua distribuição é bastante irregular”, afirma Hirata.

Por: Vitória Junqueira


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.