Desenhos de Poetas da Língua Portuguesa na Livraria João Alexandre Barbosa

07/04/2010 - Publicado há 14 anos

Começa a ser apresentada na próxima terça-feira, 13 de abril, a partir das 19h, a exposição Desenhos de Poetas da Língua Portuguesa, que reúne 26 desenhos digitais realizados pela artista portuguesa, radicada no Brasil, Constança Lucas. O evento será realizado na Livraria João Alexandre Barbosa, na Cidade Universitária,

em São Paulo. A exposição Desenhos de Poetas da Língua Portuguesa poderá ser vista pelo público até o dia 12 de junho.

“A ideia de desenhar esses poetas veio do meu intenso convívio com a leitura de poesia nesta nossa língua”, afirma Constança Lucas, que nasceu em Coimbra e atua nas áreas de desenho, pintura, gravura, poesia visual, livros de artista e ilustração. “Há anos senti necessidade de dar um rosto aos poetas com os quais mantenho diálogos mais diretos”.

Para Constança Lucas, desenhar poetas, e, de forma mais abrangente, escritores de evidente expressão poética que trabalharam com outros gêneros literários, é uma forma de aproximação, de os conhecer mais profundamente, criar encontros vários e inventivos. “Cada olhar tem uma força própria, é um poema em si mesmo”, define a artista.

Os 26 autores retratados por Constança Lucas são os seguintes: Ana Cristina Cesar, António Gedeão, António Ramos Rosa, Camilo Pessanha, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Eugénio de Andrade, Dalila Teles Veras, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Herberto Hélder, Irene Lisboa, João Guimarães Rosa, Jorge de Sena, Luiza Neto Jorge, Machado de Assis, Manoel de Barros, Mario Quintana, Mário de Sá-Carneiro, Matilde Rosa Araújo, Murilo Mendes, Ruy Belo, Mello Breyner Andresen, Torquato Neto e Zeca Afonso.

A Livraria João Alexandre Barbosa fica na Rua da Reitoria, 374, na Cidade Universitária. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados das 10h às 15h.

(Com informações de Jorge Vasconcellos, da Edusp)