USP-Filarmônica dá início à temporada 2018

A orquestra de Ribeirão Preto começa a nova temporada com concertos nos dias 20, 21 e 22 de março

16/03/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 19/03/2018 as 10:53
A orquestra USP-Filarmônica de Ribeirão Preto – Foto: Tiago Araújo

A USP-Filarmônica de Ribeirão Preto inicia temporada de concertos gratuitos com As Quatro Estações de Vivaldi, no dia 20 de março, às 20h30, no Theatro Pedro II de Ribeirão Preto, sob regência do maestro Rubens Russomano Ricciardi.

A apresentação também terá em seu repertório duas obras inéditas do próprio maestro Rubens Russomano Ricciardi, Agora que sinto amor, com poema de Fernando Pessoa, e Amar e ser amado, com poema de Castro Alves, em estreia mundial.

O mesmo repertório será levado ao Teatro Municipal de São Carlos, no dia 21 de março, às 20h30; ao Teatro da Faculdade de Medicina da USP, na Av. Dr. Arnaldo, em São Paulo, no dia 22 de março, às 12h30, e no mesmo dia, às 19h, no Centro de Convenções Prof. Dr. Fausto Victorelli, no campus da USP em Pirassununga.

Os concertos contam com a participação dos solistas de violino Renato Wiedemann, natural da Basileia, Suíça, formado pela Academia de Música da Basileia e pela Escola Superior de Música de Luzern, Suíça, atualmente membro da Sinfônica de Hamburgo, Alemanha, e Laura Ion, spalla convidada e também solista, violinista romena da Sinfônica de Hamburgo; Viktoriya Zadvorna, soprano ucraniana de descendência russa radicada em Ribeirão Preto; Rafael Stein Pereira, tenor, aluno da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP; Giovana Ceranto, cravo, bolsista da USP-Filarmônica e aluna da FFCLRP; Walisson Cruz, violoncelo, bolsista da USP-Filarmônica e aluno da FFCLRP; e Sérgio Oliveira, contrabaixo, professor convidado, da EMESP, Fundação Magda Tagliaferro e Bachiana Sesi de São Paulo.

USP-Filarmônica

A USP-Filarmônica é formada por alunos do Departamento de Música da FFCLRP, que promove séries anuais de concertos em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II, Grupo Coordenador de Cultura e Extensão-USP São Carlos e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambos da USP,  e Prefeitura Municipal de São Carlos.

A programação mantém duas séries mensais de concertos, quase sempre nas últimas terças e quartas-feiras de cada mês, respectivamente no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto e Teatro Municipal de São Carlos.

A agenda de apresentações pode ser consultada na página eletrônica da orquestra

Mais informações: (16) 3315-3136.

Da Redação (com informações de Marcela Borges Moreira)